Quem sou eu

Minha foto
Campinas, SP, Brazil
Esse aqui é meu espaço terapêutico, de rir, de refletir. Entre e fique a vontade, é tipo a sala da minha casa numa tarde de café com bolo de fubá!

25 junho 2010

Missões? África? Quem? Aonde?


Nossa visão sobre missões, na minha humilde opinião, está um tanto quanto deturpada.
Pensamos ser missionário, aquele que larga tudo em sua cidade natal e vai para algum país bem longe “pregar” Jesus Cristo.
Não consigo entender como alguém pode se achar “capacitado” para tal feito. Sair da sua casa e largar tudo na vida para ir a um lugar que ele acha estar indo para ajudar!
Como você pode ajudar alguém lá longe se você não ajuda alguém aqui?

Certa vez estive conversando com um africano cristão que estava estudando aqui no Brasil, seu nome é Bila. Ele me falou muitas coisas a respeito de missões, missionários, campo missionário, etc., e me abriu também os olhos para várias coisas.
Ele falou sobre pessoas que dizem sentir o tal “chamado” para missões e “amam” missões.
Disse-me várias coisas:
- como pode alguém querer sair daqui e ir pra África, por exemplo, fazer missões, se ela nem sabe realmente o que é missões? Ela nunca acompanhou de perto (fisicamente, emocionalmente, espiritualmente) um missionário e seu trabalho. E quando um missionário vem a sua igreja você se quer presta atenção no que ele está dizendo.
- existem algumas pessoas que não fazem NADA aqui e acham que indo para lá (África) serão úteis.
- outras pessoas chegam lá levando comida, água e outras coisas, não que tudo isso não sejam bem vindo, mas há fome de outras coisas também.
- também tem gente que vai para construir igrejas, mas pra que? Se você não prega a palavra de Deus lá, então pra quê?

O nosso papo foi bem longo e nisso tudo conclui que a nossa imagem sobre o que é realmente missões está um tanto embaçada, se assim posso dizer.
Olhe ao seu lado, VEJA...os campos estão brancos e prontos para a colheita.
Se você não consegue falar de Cristo para o seu amigo, que te conhece e NÃO tem Jesus, como conseguirá falar para outra pessoa do outro lado do mundo que não entende a tua língua?
É difícil falar com alguém que te conhece, que sabe dos teus defeitos, que conhece as tuas iniqüidades? Mas é nisso aí que a graça de Deus se manifesta, porque você entende que não é por você, mas pelo Espírito Santo de Deus.
Poderia discorrer aqui sobre várias coisas que envolvem missões, e eu até tenho várias coisas para serem discutidas, mas EU NÃO QUERO AGORA. Fim...rs

3 comentários:

  1. Confesso que partilhava a mesma opinião que vc: Porque alguém tem que ir ao outro lado do mundo pra falar do amor de Deus? Pude aprender muito sobre missões transculturais durante as aulas ministradas pelo Pr. Álvaro no instituto. Entendi o peso desse trabalho e a maneira que ele é realmente dirigido e sustentado por Deus. As pessoas são diferentes e tem diferentes talentos, dessa maneira também são direcionadas na obra de Deus. Conheci algumas pessoas que tinham esse chamado e pude ver como eram pessoas dedicadas e especiais. Creio sim que todos temos o chamado, porém todos somos negligentes nisso, e vc pode colocar meu nome como primeiro da lista. Nos atentamos com alguém que quer ir pra África, mas nós mesmos não estamos cumprindo o ide com nossos vizinhos amigos e parentes. O nosso país foi muito abençoado por missionários que atenderam ao chamado e vieram nos falar do amor de Deus.

    Missões transculturais realmente é um assunto muito amplo, e essa é somente minha opinião e experiência pessoal, que não pude deixar de dividir com vc quando li seu post. Não tenho o desejo com isso de criar divergências.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. otimo texto parceira...e to com a Regis tambem compartilhava disso....
    pq que quando falamos sobre missões, rapidamente vem essa idéia de ir pra outro país? e mais ainda na maioria das vezes este país é a Africa.
    Tudo bem realmente em muito países outra religioes são dominantes logo é necessário que outras pessoas vão até aqueles lugares levar a verdade, e também é verdade que a Africa é um deste países que mais são enfatizados nesta questão, sem falar da grande necessidade em todos os outros aspectos..mas e aqui?
    Aqui também há muita gente precisando da verdade, e realmente é dificil falar do amor de Cristo para alguem que os conhece tão bem, para saber que não por muitas vezes perdemos a "moral" pra falar disso.
    Mas isso em vez de uma barreira deveria ser uma motivação pra gente mudar e falar de Cristo sem falar nada, ser um missionario em atitudes.
    falou tudo no texto parceira!

    ResponderExcluir
  3. acredite, eu tambem compartilhava disso....
    pq que quando falamos sobre missões, rapidamente vem essa idéia de ir pra outro país? e mais ainda na maioria das vezes este país é a Africa.
    Tudo bem realmente em muito países outras religioes são dominantes logo é necessário que outras pessoas vão até aqueles lugares levar a verdade, e também é verdade que a Africa é um deste países que mais são enfatizados nesta questão, sem falar da grande necessidade em todos os outros aspectos..mas e aqui?
    Aqui também há muita gente precisando da verdade. E realmente é dificil falar do amor de Cristo para alguem que nos conhece tão bem, para saber que por muitas vezes perdemos a "moral" pra falar disso.
    Mas isso em vez de uma barreira deveria ser uma motivação pra nos fazer mudar e falar de Cristo "sem falar nada", ou seja ser um missionario em atitudes.
    falou tudo no texto parceira!

    ResponderExcluir