
Nossa visão sobre missões, na minha humilde opinião, está um tanto quanto deturpada.
Pensamos ser missionário, aquele que larga tudo em sua cidade natal e vai para algum país bem longe “pregar” Jesus Cristo.
Não consigo entender como alguém pode se achar “capacitado” para tal feito. Sair da sua casa e largar tudo na vida para ir a um lugar que ele acha estar indo para ajudar!
Como você pode ajudar alguém lá longe se você não ajuda alguém aqui?
Certa vez estive conversando com um africano cristão que estava estudando aqui no Brasil, seu nome é Bila. Ele me falou muitas coisas a respeito de missões, missionários, campo missionário, etc., e me abriu também os olhos para várias coisas.
Ele falou sobre pessoas que dizem sentir o tal “chamado” para missões e “amam” missões.
Disse-me várias coisas:
- como pode alguém querer sair daqui e ir pra África, por exemplo, fazer missões, se ela nem sabe realmente o que é missões? Ela nunca acompanhou de perto (fisicamente, emocionalmente, espiritualmente) um missionário e seu trabalho. E quando um missionário vem a sua igreja você se quer presta atenção no que ele está dizendo.
- existem algumas pessoas que não fazem NADA aqui e acham que indo para lá (África) serão úteis.
- outras pessoas chegam lá levando comida, água e outras coisas, não que tudo isso não sejam bem vindo, mas há fome de outras coisas também.
- também tem gente que vai para construir igrejas, mas pra que? Se você não prega a palavra de Deus lá, então pra quê?
O nosso papo foi bem longo e nisso tudo conclui que a nossa imagem sobre o que é realmente missões está um tanto embaçada, se assim posso dizer.
Olhe ao seu lado, VEJA...os campos estão brancos e prontos para a colheita.
Se você não consegue falar de Cristo para o seu amigo, que te conhece e NÃO tem Jesus, como conseguirá falar para outra pessoa do outro lado do mundo que não entende a tua língua?
É difícil falar com alguém que te conhece, que sabe dos teus defeitos, que conhece as tuas iniqüidades? Mas é nisso aí que a graça de Deus se manifesta, porque você entende que não é por você, mas pelo Espírito Santo de Deus.
Poderia discorrer aqui sobre várias coisas que envolvem missões, e eu até tenho várias coisas para serem discutidas, mas EU NÃO QUERO AGORA. Fim...rs